Vsmart Extensions
Vistos

Alguns países são mais exigentes quanto a vistos e você deve se adequar a eles antes de viajar. Veja abaixo as exigências específicas de cada país. Caso queira consultar informações sobre embaixadas no Brasil e no exterior, clique aqui.

 

Para checar a necessidade de vistos para estrangeiros, para entrar em qualquer outro país do mundo, clique aqui.

Selecione o país a ser visitado, em seguida a Nacionalidade do visitante, e o local onde mora. O resultado contempla necessidade de visto de Turismo, Negócios e Vistos Oficiais.

Boletim Online:



  • NOVOS PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÕES DE VISTOS DE TURISMO
    PARA BRASILEIROS MENORES DE 14 ANOS:

    A partir de 01/08/2007, o Consulado Americano de SP inicia um projeto piloto , para solicitações de vistos de turismo para brasileiros menores de 14 anos ; onde, todos os processos que se encaixarem nas regras abaixo, poderão ser submetidos através das agências/despachantes autorizados, sem a necessidade inicial de comparecimento para entrevista, de acordo com as regras consulares abaixo:

    PROGRAMA MPP:

    Despachantes/agências credenciadas, podem dar entrada no pedido de visto para menores de 14 anos, que atendam aos requisitos consulares abaixo descritos, sem a necessidade inicial de comparecimento ao Consulado para entrevista por parte de um dos pais.

    REQUISITOS PARA ENTRADA DO PEDIDO DE VISTO ATRAVÉS DE DESPACHANTES/AGÊNCIAS AUTORIZADAS

    - O menor deve ter no máximo 13 anos e 11 meses e ser brasileiro; sendo que, se o local de nascimento do menor não for o Brasil; deverá ser consultado previamente se pode ou não participar do Programa.
    - Ambos os pais do menor devem possuir visto Americano válido de turismo ( B2) ou de negócios/turismo ( B1/B2) com validade máxima ( 05 anos ou 10 anos, de acordo com a data de emissão), de múltiplas entradas e sem restrições.
    - O solicitante/menor não pode ter tido visto americano recusado, de qualquer categoria
    - O solicitante e seus pais, devem residir em um dos seguintes Estados Brasileiros: SÃO PAULO, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL, MINAS GERAIS, PARANÁ ou MATO GROSSO DO SUL.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRADA NO PEDIDO DE VISTO ATRAVÉS DE DESPACHANTES/AGÊNCIAS AUTORIZADAS:

    - Passaporte original com validade mínima de 06 meses do menor
    - Passaporte anterior original do menor, se possuir
    - Certidão de nascimento do menor ( original + cópia)
    - Formulário modelo DS 156, preenchido digitalmente e assinado por um dos pais
    - 01 foto 5x5 cm ou 5x7 recente ( máximo 06 meses - fundo branco e sem óculos)
    - Taxa consular de solicitação de visto, recolhida no Citibank
    - Passaportes ORIGINAIS com vistos USA válidos DO PAI E DA MÃE ( é obrigatório que ambos possuam visto válido), com visto USA válido; de categoria B2 ( turismo) ou B1/B2 ( negócios/turismo); múltiplas entradas e com validade máxima ( 05 anos ou 10 anos).
    - Imposto de Renda pessoa física ref. exercício 2007/2006 DE AMBOS OS PAIS ( completo - com recibo de entrega)
    - Se os pais forem empregados acrescentar: Carta do empregador, em papel timbrado, confirmando que faz parte do quadro de colaboradores/função que exerce/desde quando trabalha ( Carta de apresentação) + 03 últimos contra-cheques (originais + cópias).
    Se os pais forem empregadores acrescentar: Cópia do contrato social + última alteração contratual + CNPJ + 03 últimos pró-labores
    Se os pais forem profissionais liberais acrescentar: Cópia autenticada da carteira funcional ( CRM, OAB, CRO, etc) + 03 últimos pagtos ds INSS como autônomo ou RPA's dos 03 últimos meses + Alvará de funcionamento de consultório/escritório ( se possuir) + Declaração de rendimentos mensais, ref. 03 últimos meses , do contador.
    - Caso apenas um dos pais trabalhe, o pai ou mãe que não trabalhar, deverá fazer uma carta que pode ser de próprio punho, explicando os motivos de não exercer atividade remunerada ( por exemplo: opção por criar os filhos , possui investimentos e/ou rendimentos de aluguéis...etc)
    - Caso os pais sejam separados/divorciados, deverá ser apresentada uma autorização de viagem do menor aos EUA , assinada e com firma reconhecida de AMBOS os pais - ORIGINAL.
    - Caso um dos pais seja falecido, apresentar cópia autenticada da Certidão de Óbito.

    PRAZO DENTRO DO CONSULADO PARA DEVOLUÇÃO DO PROCESSO:

    15 a 30 dias corridos. Em baixa temporada, a média serão 15 dias; porém, em alta temporada, poderá ficar até 30 dias dentro do Consulado

    IMPORTANTE:

    1- Neste programa, os passaportes dos pais originais, ficarão dentro do Consulado, juntamente com a solicitação do menor; por todo o tempo do processo.
    2- O Consulado poderá, se achar necessário, devolver o processo, após o tempo de análise, com uma carta solicitando a presença de um dos pais para entrevista e neste caso, um dos pais deverá comparecer em qualquer dia útil ( exceto feriados americanos e brasileiros), com a carta consular original, no período das 15H30 às 16H30 para realizar entrevista; sendo que, após esta, o passaporte será devolvido, pelo consulado , via sedex, diretamente ao requerente , sendo necessário pagar taxa de envio de sedex.
    3- Não será permitida a antecipação dos processos deste programa; devendo o requerente obrigatoriamente, aguardar o prazo consular, para liberação.
    4- Somente serão aceitos pedidos de vistos para menores Brasileiros, viajando à turismo.

    O Consulado espera que este projeto piloto, facilite os pedidos de vistos para menores cujos pais possuam visto válido e espera a cooperação e colaboraçao de todos no sucesso deste Programa.



  • Novas exigências para viajar aos Estados Unidos pelo Programa de Isenção de Vistos

    Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem entra em vigor em 12 de janeiro de 2009


    Quinta-feira, 14 de agosto de 2008.

    A partir de 12 de janeiro de 2009, todos os viajantes com isenção de visto para os Estados Unidos deverão ter um número de aprovação do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), fornecido pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), para embarcar em um avião ou navio de cruzeiro com destino ao país. O número será emitido após preenchimento do formulário de solicitação ESTA on-line antes da viagem aos EUA. Essa exigência é determinada pelo Congresso americano como parte da Lei da Comissão de 11/9 de 2007 e tem o intuito de ajudar a garantir segurança e proteção tanto aos cidadãos americanos quanto aos visitantes dos EUA.

    A nova exigência aplica-se somente aos cidadãos de países participantes do Programa de Isenção de Vistos que viajam aos EUA pelo programa. Países participantes: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Cingapura, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, San Marino, Suécia e Suíça. Após 12 de janeiro de 2009, os viajantes com isenção de visto não terão permissão para embarcar para os Estados Unidos, em avião ou navio, sem o número de aprovação e autorização ESTA.

    O que é ESTA?

    O Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem é um sistema novo on-line, completamente automático, para inspeção de passageiros antes que eles iniciem a viagem para os Estados Unidos pelo Programa de Isenção de Vistos.

    O ESTA solicitará aos candidatos que forneçam ao Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna (DHS) informações biográficas básicas e sobre qualificação ao Programa de Isenção de Vistos. Essas informações permitirão às autoridades americanas determinar, antes da viagem do candidato, se ele está qualificado para viajar pelo Programa de Isenção de Vistos.

    Quem precisa solicitar número de aprovação e autorização ESTA?

    O ESTA possibilita que cidadãos qualificados dos países incluídos no Programa de Isenção do Vistos solicitem com antecedência autorização para viajar aos Estados Unidos com base no programa.

    Como solicitar autorização para viajar pelo programa ESTA?

    Acesse o site do ESTA https://esta.cbp.dhs.gov (esse site estará disponível a partir de 1o de agosto de 2008) e preencha o formulário de solicitação on-line em inglês. (Outras línguas estarão disponíveis no futuro.) Pelo sistema na internet, você responderá a perguntas biográficas básicas e sobre qualificação normalmente exigidas no formulário I-94W de papel.

    Quando devo solicitar?

    A partir de 1o de agosto de 2008, o ESTA estará disponível na internet para os cidadãos dos países do Programa de Isenção de Vistos. O sistema se tornará obrigatório em 12 de janeiro de 2009. As solicitações podem ser feitas a qualquer momento antes da viagem; contudo, o DHS recomenda que sejam feitas no mínimo 72 horas antes da viagem. Por ser um programa novo, aconselha-se aos viajantes fazer a solicitação com antecedência para evitar atrasos na viagem.

    Que tipo de resposta receberei depois de fazer minha solicitação ESTA?

    Você receberá uma das seguintes respostas:
    1. Autorização Aprovada: a viagem para os EUA foi autorizada.
    2. Viagem não Autorizada: o viajante deve obter um visto de não-imigrante na Embaixada ou Consulado dos EUA antes de viajar para esse país.
    3. Autorização Pendente: o viajante deverá acessar o site do ESTA dentro de 72 horas para fazer atualizações e receber uma resposta definitiva.

    Por quanto tempo a autorização ESTA é válida?

    Uma autorização de viagem aprovada por meio do ESTA é válida, a não ser que seja revogada, por até dois anos ou até que o passaporte do viajante expire, o que ocorrer primeiro. A autorização também é válida para várias entradas nos EUA. À medida que as futuras viagens forem planejadas, ou se os endereços de destino ou os itinerários de um solicitante forem alterados após a autorização ter sido aprovada, essas informações poderão ser facilmente atualizadas por meio do site do ESTA.

    O número de autorização ESTA garante entrada nos Estados Unidos?

    Não, uma autorização de viagem ESTA aprovada não é garantia de admissão em um ponto de ingresso dos Estados Unidos. A aprovação ESTA apenas autoriza o viajante a embarcar em um meio de transporte rumo ao país, nos termos do VWP. Os inspetores da Alfândega e Proteção de Fronteiras do ponto de ingresso determinam se o viajante será admitido nos EUA. (Para mais informações, favor acessar “Para visitantes internacionais” em www.CBP.gov/travel)

    Ainda será preciso preencher o formulário I-94W?

    Até que o ESTA se torne obrigatório para todos os viajantes do Programa de Isenção de Vistos em 12 de janeiro de 2009, os solicitantes ESTA ainda deverão preencher o formulário I-94W a caminho dos EUA para apresentação em um ponto de ingresso do país.

    Informações adicionais com relação ao programa ESTA estão disponíveis em:

    www.cbp.gov/esta
    http://www.cbp.gov/linkhandler/cgov/travel/id_visa/esta/
    esta_tear_sheet.ctt/ esta_tear_sheet.pdf

    Para mais informações sobre o Programa de Isenção de Vistos:

    http://travel.state.gov/visa/temp/without/without_1990.html