Vsmart Extensions
Turismo Receptivo

lpaulno
Há mais de 30 anos no segmento do turismo, a proprietária da Agência de Viagens Lourdinha Turismo, Maria de Lourdes Pinto (a Lourdinha), percebe cada vez mais a importância do estudo da atividade turística tanto regional, quanto nacional. Em função de todos os eventos que ocorrem no país e percebendo o potencial turístico da cidade e da região, a empresária sentiu a necessidade de se capacitar para melhor desenvolver o Turismo Receptivo em Sete Lagoas.

O Turismo Receptivo tem como objetivo receber bem os turistas que chegam à Sete Lagoas, fornecendo-lhes informações locais, regionais e até mesmo da própria capital, assim como intermediando a prestando-lhes serviços referentes ao turismo local.


É pertinente ainda citar que o turismo receptivo contribui muito para o comércio como um todo, incentivando parcerias significativas que envolvem hotéis, hotéis-fazenda, restaurantes, profissionais dos ramos cultural, artístico, gastronômico, locadoras de veículos, transportadoras, taxistas, guias de turismo, entre outros.

Em 2009 a Lourdinha concluiu o Programa de qualificação e fortalecimento dos receptivos mineiros e, atualmente, participa do curso “Minas Recebe”, ambos realizados pela SETUR (Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais) que tem como objetivo capacitar os receptivos mineiros para atender melhor seus turistas.

Paralelamente a estes programas, a Lourdinha, juntamente com sua colaboradora Aline Abreu (turismóloga), finalizou em novembro de 2009 a sua participação no Programa de Gestão Empresarial para Agências de Turismo Receptivo, promovido pelo SEBRAE em parceria com a SETUR. Estes cursos são ministrados por profissionais de altíssimo nível que possuem ampla visão do turismo nacional e até internacional. De Sete Lagoas, a Lourdinha Turismo foi a primeira agência de viagens a participar.

A Lourdinha considera estas participações muito importantes nesta fase, uma vez que, tanto o atual Governo Estadual quanto a Secretaria de Estado do Turismo, estão incentivando o desenvolvimento da atividade turística, proporcionando assim aos profissionais do setor oportunidades inéditas de participação nesses projetos pilotos.

Portanto, pensando no desenvolvimento turístico de Sete Lagoas e da região, a Lourdinha pensa ser fundamental o repasse destas informações sobre estes projetos e serviços que pretende prestar, não somente a nossa cidade, mas também as cidades vizinhas, principalmente, as participantes do Circuito das Grutas (Matozinhos, Cordisburgo, Lagoa Santa, Baldim, Capim Branco e Sete Lagoas). Além disso, é necessário frisar que, o trabalho, neste sentido, deve se processar de maneira conjunta e participativa e que todos (a comunidade local, o poder público e a iniciativa privada) possam participar deste desenvolvimento com vistas para novas oportunidades.

Roteiro: Circuito Natural das Grutas (Gruta Rei do Mato, Maquiné e Museu Guimarães Rosa)

rottmnb


Nada melhor do que começar um tour podendo apreciar a arte milenária esculpida nas pedras de uma gruta... A Gruta Rei do Mato fica a poucos minutos do centro de Sete Lagoas, proporcionando uma visão maravilhosa da natureza e permitindo que os visitantes descubram as curiosidades dos estudos da paleontologia. Após a visita na Gruta Rei do Mato, seguiremos para a cidade de Cordisburgo, onde os visitantes irão almoçar e experimentar a deliciosa gastronomia mineira.

O próximo destino deste roteiro é a Gruta de Maquiné localizada na cidade de Cordisburgo, a cerca de 55 km de Sete Lagoas. Possui também diversas formações rochosas as quais encantam por sua beleza. Ainda em Cordisburgo, a cidade de Guimarães Rosa, visitaremos o museu deste escritor tão famoso por suas obras reconhecidas nacional e internacionalmente.

No retorno da viagem, faremos uma parada na Oca do Milho, onde os visitantes poderão saborear produtos derivados do milho da culinária regional (mingau, pamonha, suco, bolo, entre outros).

08:00h: Saída de Sete Lagoas*

Visitas: Gruta Rei do Mato, almoço em restaurante de comida típica mineira em Cordisburgo**.
Continuação das visitas: Gruta de Maquiné, Museu Guimarães Rosa em Cordisburgo e parada na Oca do Milho.

18:00h: Chegada prevista ao local de partida.

Incluso: almoço, transporte de ida e volta, taxas de visitação (Gruta Rei do Mato, Gruta de Maquiné e Museu Guimarães Rosa), condutor.
Não incluso: lanches e bebidas alcoólicas
*O local de saída é a combinar.
** O almoço inclui sobremesa e 01 refrigerante (lata)


Preço a combinar conforme a solicitação do número de pessoas e período.

 


Roteiro: Gruta Rei do Mato, Serra de Santa Helena e centro histórico de Sete Lagoas

rottmnc

Esse roteiro inicia-se pela Gruta Rei do Mato, onde o visitante poderá apreciar no seu interior estalactites, estalagmites e cascatas de pedra com brilho de cristal. Seguiremos depois para a Serra de Santa Helena, uma das áreas naturais mais apreciadas da região, a qual dispõe de uma variada fauna e flora comuns do cerrado.

Logo, é chegada a hora do visitante experimentar a típica comida mineira, almoçando em um de nossos restaurantes localizados na área central da cidade de Sete Lagoas.


No período da tarde, o passeio envolve visitas ao Centro Histórico de Sete Lagoas, revelando todo o potencial histórico e cultural do município. E, por fim, os visitantes terão a oportunidade de conhecer uma das melhores e mais bonitas áreas de lazer da cidade, o Parque Náutico da Boa Vista.




08:00h: Saída de Sete Lagoas*



Visitas: Gruta Rei do Mato, Serra de Santa Helena (Capela de Santa Helena e Parque da Cascata). Almoço em restaurante de comida típica mineira no centro da cidade.**



Continuação das visitas: Museu Municipal de Sete Lagoas, Igreja de Santo Antônio, Centro Cultural Nhô Quim Drumond (Casarão do século XVII), Lagoa Paulino, Museu do Ferroviário, Parque Náutico da Boa Vista.



17:00h: Chegada prevista ao local de partida



Incluso: almoço, transporte de ida e volta, taxas de visitação, seguro e condutor.

*O local de saída é a combinar.

** O almoço inclui sobremesa e 01 refrigerante (lata)

Preço a combinar conforme a solicitação do número de pessoas e período.

 







Gruta da Lapinha (Lagoa Santa)

rottmnd

A Gruta da Lapinha está localizada na região arqueológica de Lagoa Santa, dentro do perímetro da capital de Minas Gerais. Surgiu a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do Rio das Velhas.

Restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas. Hoje, nos seus 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, podemos observar formas surpreendentes, originadas das formações de espeleotema, destacando-se couve-flor, cascata, cortina e pirâmides. Estas são apenas algumas das formas que valem a pena ser conhecidas.


08:00h: Saída de Sete Lagoas (ponto central)


12:30h: Chegada prevista ao local de partida


Incluso: transporte de ida volta, taxas de visitação e condutor.


Preço a combinar conforme a solicitação do número de pessoas e período.





Gruta de Maquiné (Cordisburgo)

rottmne
O berço da Paleontologia Brasileira foi explorada cientificamente pelo dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund em 1834, que em seguida, mostrou ao mundo as belezas naturais de raro primor. A Gruta, classificada em três estrelas, possui 7 salões explorados, totalizando 650 metros lineares e desnível de 18 metros. Suas galerias e salões, verdadeiras estranhezas arquitetônicas são resultado do trabalho formidável da água em persistência de milênios. A Gruta de Maquiné é a maior de Minas, e nela também foram encontradas pedras, ossadas humanas e restos de animais pré-históricos.

08:00h: Saída de Sete Lagoas (ponto central)

12:30h: Chegada prevista ao local de partida


Incluso: transporte de ida volta, taxas de visitação e condutor.

Preço a combinar conforme a solicitação do número de pessoas e período.