Vsmart Extensions
Circuito das Grutas

 

grutas

Três importantes grutas são os atrativos para sete cidades mineiras que exploram o turismo na região cárstica de Lagoa Santa. As grutas do Maquiné (em Cordisburgo), Rei do Mato (em Sete Lagoas) e da Lapinha (em Lagoa Santa), são as únicas abertas para visitação, entre as  mais de 800 cavernas presentes também nos municípios de Baldim, Caetanópolis, Inhaúma e Matozinhos. Juntas, as cidades formam o Circuito das Grutas.



Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato

Gruta Rei do Mato

O Curioso nome da gruta setelagoana tem origem na lenda de que um homem, possivelmente fugitivo da Revolução de 1930, teria habitado o local. O eremita atraiu a curiosidade dos habitantes de Sete Lagoas, na região central do Estado, e foi chamado de "Rei do Mato".

A Gruta Rei do Mato localiza-se em Sete Lagoas às margens da BR-040, a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Sua entrada se dá através do trevo de acesso a cidade.Ela possui quatro salões, que são percorridos nos 220 metros de extensão e 30 de profundidade. As formações de estalagmite da gruta chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. São raras as duas colunas cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura, localizadas em seu último salão. Nenhuma gruta brasileira tem esse tipo de espeleotema em seu interior.

Pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, de seis mil anos atrás, foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.

Criado através da Lei nº 18.348, de 25 de agosto de 2009, a unidade de conservação Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato tem como objetivo proteger a integridade dos ecossistemas cársticos, valorizando o patrimônio espeleológico, arqueológico , paleontológico e histórico-cultural da Gruta Rei do Mato e seus arredores.

 

Endereço: Rodovia BR 040, km 472 – trevo de acesso a Sete Lagoas (MG)

Horário de funcionamento: 8h às 16h30 – todos os dias

  

gmaqq
Gruta do Maquiné

A Gruta do Maquiné, localizada em Cordisburgo, foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834.


O naturalista pesquisou a caverna durante quase dois anos. Em sua pesquisa sobre a paleontologia brasileira, Dr. Lund descobriu restos humanos e de animais petrificados, oriundos do período quaternário.


A Gruta do Maquiné tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e profundidade de 18 metros. Suas galerias e salões são resultado do trabalho da água durante milênios. O principal elemento da formação da Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também apresenta sinais de outros minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro.


Monumento Natural Estadual Peter Lund – IEF
 

Criado através do decreto nº 44.120 de 29 de setembro de 2005 a Unidade de Conservação - Monumento Natural Estadual Peter Lund, tem o objetivo de conservar o patrimônio natural e histórico-cultural, em especial o espeleológico, paleontológico e arqueológico da Gruta do Maquiné e arredores, conciliando com o uso público, educação ambiental, patrimonial, pesquisa e relacionamento com a comunidade.


Endereço: Rodovia MG 231, em seguida MG 421, km 6, Cordisburgo (MG)

Horário de funcionamento: 8h às 16h30 – todos os dias

glap

Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha está situada no município de Lagoa Santa e recebe turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo por causa de sua importância geológica. Descoberta por Peter W. Lund em 1835, a Lapinha reserva à visitação uma área de 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, distribuídos em galerias e salões.

Fascinante por sua beleza natural, a Lapinha integra o Circuito das Grutas e é uma das portas de entrada para o Parque Estadual do Sumidouro, que possui inúmeros sítios arqueológicos, cavernas e áreas de paragem de aves migratórias.

  

Importância na região

A fauna quartenária da região calcária da Lapinha originou-se por volta de 25.000 anos atrás. O megatério (ou preguiça gigante), o mastodonte, o tigre-dente-de-sabre, o gliptodonte e o toxodonte foram alguns dos animais que habitaram a região de Lagoa Santa.

O aparecimento de fósseis dessa rica fauna atraiu a atenção do paleontólogo dinamarquês Peter Wilhelm Lund. As descobertas e pesquisas de Lund contribuíram, por sua vez, aos estudos de Charles Darwin sobre a teoria da evolução das espécies.

Luzia e o Homem de Lagoa Santa

As teorias sobre a ocupação humana nas três Américas são desafiadas pelas ossadas humanas descobertas na região de Lagoa Santa. Isso porque os fósseis encontrados na área da Lapinha são bem mais antigos do que o suposto tempo da ocupação inicial do continente americano. Especialistas também apontam os traços negróides dos humanos que habitavam a região, diferentemente das características mongóis que possuíam os primeiros povos indígenas americanos.

Luzia é o apelido da ossada de uma mulher encontrada na gruta de Lapa Vermelha IV, em Pedro Leopoldo. O fóssil é o mais antigo esqueleto humano encontrado nas Américas. Uma legítima representante do Homem de Lagoa Santa, Luzia viveu há 11.500 anos atrás.

A primeira habitante das Américas ganhou esse apelido numa alusão a Lucy, a fêmea da espécie Australopithecus afarensis de 3,5 milhões de anos encontrada na Tanzânia em 1974.
 

O Parque Estadual do Sumidouro com seus 2.000ha foi criado com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente na região Cárstica de Lagoa Santa. A unidade possui como atrativos trilhas interpretativas dando destaque para elementos como Lagoa e Lapa do Sumidouro com as pinturas rupestres e o sítio arqueológico de importância mundial escavado pelo naturalista Dr. Peter Lund, bem como a Gruta da Lapinha com seus belos espeleotemas.
.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n – Lapinha, Lagoa Santa (MG)